Informações Úteis

Se necessitar de assistência médica recorra ao Centro de Saúde local. Os serviços de Urgência dos Hospitais devem ser utilizados apenas em situações graves (traumatismos sérios, intoxicações, queimaduras, enfartes, tromboses, problemas respiratórios, etc.).

Em caso de acidente ou doença durante a sua visita a Portugal, os cidadãos dos 27 países da União Europeia, Islândia, Liechtenstein, Noruega ou Suíça, têm acesso a cuidados de saúde gratuitos ou com custos moderados (os mesmos benefícios dos cidadãos portugueses), desde que apresentem o Cartão Europeu de Seguro de Doença (emitido no país de origem) e o seu passaporte ou documento de identificação.

Na generalidade, as Farmácias estão abertas ao público nos dias úteis entre as 9h e as 19h (algumas encerram para almoço entre as 13h e as 15h), e aos sábados das 9h às 13h, encontrando-se assinaladas por uma cruz verde iluminada, quando de serviço durante a noite. Todas têm afixada na porta informação acerca das Farmácias que se encontram abertas à noite e estão mais próximas.

De Avião
A situação geográfica privilegiada de Portugal faz com que seja ponto de escala de muitas companhias aéreas estrangeiras nos Aeroportos espalhados por todo o território nacional e localizados em:
A ANA - Aeroportos de Portugal, SA regula o funcionamento dos aeroportos em Portugal, e disponibiliza informações sobre partidas e chegadas em www.ana.pt assim como sobre os transportes disponíveis para chegar ao centro das cidades mais próximas.
Se transporta a sua bicicleta é aconselhável contactar a companhia aérea antes de viajar. Dessa forma, ficará a saber os custos, limites, procedimentos e documentos necessários para um embarque sem contratempos.

 

Por Estrada

De carro
Portugal possui uma boa rede viária composta de Autoestradas (AE), Itinerários Principais (IP), Itinerários Complementares (IC), Estradas nacionais (EN) e Estradas Municipais.
Existem dois tipos de Autoestradas:
- as tradicionais com cabines de portagens, em que o pagamento é feito em numerário ou por cartão bancário. Estas autoestradas dispõem ainda de uma Via Verde, um sistema de teleportagem que permite fazer o pagamento por débito bancário, e que se destina apenas aos possuidores de um identificador de Via Verde, previamente adquirido nos respetivos pontos de venda (www.viaverde.pt);
- e as de portagens exclusivamente eletrónicas, em que o sistema de cobrança é exclusivamente eletrónico, sendo a passagem dos veículos detetada através dos pórticos existentes no início dessas vias, que estão identificadas com a referência “Electronic toll only”. Para informação sobre as estradas abrangidas e as formas de pagamento consulte www.portugaltolls.com.
Nos aeroportos, nas estações terminais de transportes internacionais de caminhos de ferro, e nas principais localidades, existem serviços de aluguer de automóveis sem condutor.
Para os condutores com dificuldades de locomoção, ou que o preferirem, é possível o aluguer de veículos com caixa automática ou adaptados.
Para o aluguer de viaturas é necessário:
- ter mais de 21 ou de 25 anos, consoante as condições de aluguer de cada empresa;
- apresentar uma identificação (bilhete de identidade para os cidadãos da U.E. ou passaporte válido para as outras nacionalidades);
- carta de condução válida há mais de um ano.
 
De autocarro
É também possível chegar a Portugal de autocarro. Os percursos internacionais em território português são disponibilizados pelas empresas Eurolines (pt.eurolines.eu) e Intercentro (www.internorte.pt).
Serviços regulares de autocarros ligam todas as cidades, vilas e principais localidades de Portugal. Para informações detalhadas sobre percursos, horários e preços, consultar a Rede Nacional de Expressos em www.rede-expressos.pt
 
De Comboio
A CP - Comboios de Portugal (www.cp.pt), disponibiliza uma vasta rede de comboios que cobre todo o território continental português, assegurando também ligações internacionais para Vigo, Madrid e Paris.
Existem várias opções, para corresponder as necessidades de cada um:
- os comboios de topo de gama "Alfa Pendular", são a ligação mais rápida e mais confortável entre Lisboa e o Algarve, e para o Norte do país, com o Porto ou Braga parando em Coimbra.
- o serviço "Intercidades" oferece ligações nos eixos Lisboa-Porto-Guimarães, Lisboa-Guarda, Lisboa-Covilhã, Lisboa-Évora-Beja e Lisboa-Faro.
- o Sud-Express e o comboio-hotel Lusitânia asseguram a ligação internacional com partida de Lisboa.
- uma vasta rede de comboios regionais, inter-regionais e suburbanos que asseguram uma vasta cobertura de todo o território nacional.
Consulte as condições de transporte de bicicletas nos comboios em: www.cp.pt.
Ao planear a sua viagem, poderá encontrar aqui informações e conselhos sobre o acesso, a assistência e transportes acessíveis na sua viagem e estadia em Portugal. Antes de viajar, sugerimos que obtenha previamente informação pormenorizada relativamente aos serviços que irá utilizar.
 
Alojamento
Em Portugal, a oferta hoteleira disponibiliza quartos adaptados a pessoas com necessidades especiais, existindo igualmente unidades hoteleiras que apostam na disponibilização de serviços e alojamentos totalmente adaptados. No entanto, será aconselhável um contacto direto com o estabelecimento hoteleiro para informações sobre o tipo de equipamento disponível. No www.pathsoffaith.com, o alojamento que é acessível a pessoas com mobilidade reduzida possuem a indicação de “Acessibilidade” nas suas Características e Serviços.
 
Meios de transporte
 
Transportes públicos
Os transportes públicos têm, por norma, lugares reservados para pessoas com necessidades especiais, embora nem todos sejam acessíveis para utilizadores de cadeiras de rodas.
Em Lisboa, a Carris disponibiliza o Serviço Mobilidade Reduzida nas carreiras do Serviço Público Regular. A maior parte dos autocarros dispõe de piso rebaixado entre as portas de entrada e saída, cerca de metade está equipada com condições de acessibilidade total para Passageiros de Mobilidade Reduzida, tem espaço para cadeira de rodas, espaldares e rampa de acesso.
Mais informações em www.carris.pt.
No Porto, a STCP dispõe de uma frota de autocarros urbanos acessíveis e disponibiliza autocarros equipados com rampa e lugar reservado para cadeiras de rodas. Todos têm piso rebaixado e permitem que um carrinho de bebé possa viajar aberto.
Mais informações em www.stcp.pt.
 
Metro de Lisboa e Porto
O Metro de Lisboa possui estações com acessibilidade plena a clientes de mobilidade reduzida. Os invisuais podem viajar acompanhados dos seus cães, desde que estes usem coleira e açaime.
O Metro do Porto é totalmente acessível a pessoas com mobilidade reduzida.
 
Aeroportos
Todos os aeroportos portugueses têm instalações sanitárias adaptadas e transferes para pessoas com necessidades especiais. Sempre que requisitado, poderá ainda ser disponibilizado o MyWay, serviço personalizado de assistência a passageiros com mobilidade reduzida que viajem num estado membro da UE. Inclui meios mecânicos facilitadores da mobilidade, escadas e tapetes rolantes, elevadores, sinalização e orientação adequadas, bem como profissionais capacitados para o efeito, que asseguram total assistência.
Mais informações em www.ana.pt.
 
Barcos
A Transtejo e a Soflusa, que asseguram a travessia do Rio Tejo entre Lisboa e a margem sul, disponibilizam algumas embarcações preparadas com equipamentos para receber pessoas com necessidades especiais.
Mais informações contactar +351 210 422 411 / +351 808 20 30 50
 
Comboios
A CP-Comboios de Portugal disponibiliza o SIM - Serviço Integrado de Mobilidade, centralizado através de uma linha telefónica - +351 707 210 746 / +351 707 210 SIM, e encontra-se disponível 24 horas, todos os dias do ano, para informações bem como para prestação do serviço. Através deste serviço o Cliente com necessidades especiais poderá obter informações sobre a acessibilidade dos comboios e nas estações, o serviço de assistência no embarque, em viagem e no desembarque, entre outros serviços.
Mais informações em www.cp.pt.
A Fertagus, que serve a Área Metropolitana de Lisboa, possui carruagens preparadas para a utilização de utentes em cadeiras de rodas. A maioria das estações ferroviárias possibilita o acesso às plataformas de embarque através de elevadores e/ou rampas.
Contacto: Tel. +351 707 127 127.
 
Táxis
Existem táxis adaptados às necessidades de quem possui mobilidade reduzida nas cidades de Lisboa, Faro e Porto, entre outras. Os novos táxis adaptados ao transporte de pessoas com mobilidade reduzida estão equipados com plataformas de embarque, cintos de segurança adaptados, dispositivos para fixação de cadeiras de rodas ou uma porta com ângulo de abertura superior. Estes táxis estão presentes nos pontos de táxis dos aeroportos e/ou mediante solicitação às centrais de táxis. Ver contactos em www.antral.pt.
 
Condução
Se a pessoa com algum tipo de incapacidade motora, sensorial ou intelectual for possuidora de carta de condução válida em Portugal, poderá efetuar a condução de veículos, desde que cumpridas as restrições ou adaptações que se adequem à situação.
São reconhecidos em Portugal os cartões de estacionamento de modelo comunitário para pessoas com algum tipo de incapacidade emitidos por qualquer um dos Estados-membros. Os lugares reservados para o efeito são indicados através de sinalização. Situações de estacionamento noutros locais são permitidas, em caso de absoluta necessidade, desde que por curtos períodos de tempo e sem prejudicar a normal e livre circulação de peões e de veículos.
Para mais informações, contactar info@visitportugal.com.
Os cidadãos da União Europeia, Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça necessitam apenas do bilhete de identidade para entrar em Portugal.
 
Para estadas com uma duração que não ultrapasse os 90 dias, o passaporte válido por um período superior a três meses após o final da estada, é necessário aos visitantes provenientes de Albânia, Andorra, Antígua e Barbuda, Argentina, Austrália, Bahamas, Barbados, Bósnia-Herzegovina, Brasil, Brunei, Canadá, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, Costa Rica, Dominicana (República), El Salvador, Estados Unidos da América, Geórgia, Granada, Guatemala, Honduras, Ilhas Marshall, Ilhas Salomão, Israel, Japão, Macedónia (Antiga República Jugoslava da), Malásia, Maurícias, México, Micronésia, Moldávia (República da), Mónaco, Montenegro, Nicarágua, Nova Zelândia, Palau, Panamá, Paraguai, Peru, Quiribati, Samoa, Santa Lúcia, Santa Sé, São Cristóvão e Nevis, São Marino, São Vicente e Granadinas, Sérvia, Seychelles, Singapura, Timor Leste, Tonga, Trinidad e Tobago, Tuvalu, Ucrânia, Uruguai, Vanuatu, Venezuela, Regiões Administrativas especiais da República Popular da China em Hong Kong e Macau e Autoridade territorial de Taiwan.
 
Os cidadãos provenientes de Estados não mencionados anteriormente, necessitam de visto para entrar em Portugal, que poderá ser solicitado ao Consulado ou Embaixada de Portugal no respetivo país, para estadas até um limite de 90 dias.
 
Nos termos da Convenção de Aplicação dos Acordos de Schengen, os passageiros com origem ou destino num outro estado Schengen, entendido como voo interno, não necessitam de novo visto.
 
Mais informações em:
Pedidos de vistos
www.secomunidades.pt
Serviço de Estrangeiros e Fronteiras
www.sef.pt

Em situação de emergência telefone para o 112, o número nacional de socorro. A chamada é grátis e o atendimento é feito em três idiomas: Português, Inglês e Francês.

Guarda Nacional Republicana (GNR) - Comando Geral: +351 213 217 000

Polícia de Segurança Pública (PSP) - Trânsito: +351 217 501 200

Proteção Civil - Tel.: +351 214 247 100

Proteção à Floresta - Tel.: 117

DE AVIÃO
A região é servida pelo Aeroporto Sá Carneiro, no Porto.
Aeroporto Sá Carneiro:
Telefone: +351 229 432 400
Email: porto.airport@ana.pt
Se transporta a sua bicicleta é aconselhável contactar a companhia aérea antes de viajar. Dessa forma, ficará a saber os custos, limites, procedimentos e documentos necessários para um embarque sem contratempos.
 
POR ESTRADA
A região possui boas vias rodoviárias, sendo atravessada por autoestradas e outros itinerários menos extensos que dão acesso a todo o Norte de Portugal. Tenha atenção que a região é muito extensa e diversificada.
 
DE AUTOCARRO
Do Porto, Coimbra, Aveiro, Lisboa ou mesmo do Algarve é sempre possível deslocar-se até ao Norte. A Rede Expressos disponibiliza várias ligações diárias para a maioria das principais localidades do Norte em complemento com as empresas de transportes regionais.
 
DE COMBOIO
Viajar de comboio até à região Norte de comboio é uma das alternativas mais interessantes, disponibilizando a CP – Comboios de Portugal vários horários e ligações entre as principais localidades. De comboio, também pode fazer programas turísticos em determinados períodos do ano e para eventos e festivais.
Consulte as condições de transporte de bicicletas nos comboios em:
ASSISTÊNCIA MÉDICA
Se necessitar de assistência médica recorra ao Centro de Saúde local pois os serviços de urgência dos Hospitais devem ser utilizados apenas em situações graves:
Centro Hospitalar do Porto: (+351) 222 077 500
Hospital de São João (Porto): (+351) 225 512 100 | www.hsjoao.min-saude.pt
Hospital da Póvoa de Varzim: (+351) 252 690 600
Centro Hospitalar Tâmega e Sousa (Amarante): (+351) 255 410 500
Hospital de Santa Maria Maior de Barcelos: (+351) 253 809 200 | www.hbarcelos.min-saude.pt
Hospital Conde de Bertiandos (Ponte de Lima): (+351) 258 909 500
Hospital de Braga: (+351) 253 027 000
Centro Hospitalar do Nordeste (Bragança): (+351) 273 310 800
Hospital Distrital de Chaves: (+351) 276 300 900
Centro Hospitalar Alto Ave (Guimarães): (+351) 253 540 330 | www.hguimaraes.min-saude.pt
Hospital Pedro Hispano (Matosinhos): (+351) 229 391 000 | www.ulsm.min-saude.pt
Hospital São Miguel de Oliveira de Azeméis: (+351) 256 600 800
Hospital D. Luiz I (Peso da Régua): (+351) 254 320 430
Hospital de Proximidade de Lamego: (+351) 254 609 980
Hospital S. Sebastião (Santa Maria da Feira): (+351) 256 397 700
Centro Hospitalar do Médio Ave (Santo Tirso): (+351) 252 830 700 / (+351) 252 858 986 | www.chma.pt
Hospital de Santa Luzia (Viana do Castelo): (+351) 258 802 100 | www.ulsam.min-saude.pt
Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia: (+351) 227 865 100 | www.chvng.pt

DE AVIÃO
A região Centro de Portugal é servida por 2 aeroportos: o Aeroporto Sá Carneiro, no Porto, e o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. Aveiro e Óbidos situam-se apenas a 40 km dos aeroportos do Porto e de Lisboa, respetivamente.
Aeroporto Sá Carneiro, Porto:
Telefone: +351 229 417 761
Aeroporto Humberto Delgado, Lisboa:
Telefone: +351 218 416 034
Reservas: 707 205 700 (número local)
Se transporta a sua bicicleta é aconselhável contactar a companhia aérea antes de viajar. Dessa forma, ficará a saber os custos, limites, procedimentos e documentos necessários para um embarque sem contratempos.
 
POR ESTRADA
O Centro de Portugal beneficia de uma ampla e sólida rede de ligações rodoviárias que se desdobram em auto-estradas, itinerários principais, itinerários complementares, estradas nacionais e estradas municipais. Em alguns itinerários, é obrigatório o pagamento de portagens eletrónicas. Saiba mais sobre o seu funcionamento aqui: http://www.centerofportugal.com/pt/portagens-electronicas/ Serviços regulares de autocarros ligam todas as cidades, vilas e principais localidades de Portugal. Para informações detalhadas sobre percursos, horários e preços, consulte a Rede Nacional de Expressos, disponível em: www.rede-expressos.pt
 
DE COMBOIO
O transporte ferroviário é outra das alternativas para quem pretende visitar a região, disponibilizando a CP – Comboios de Portugal uma vasta rede de comboios que assegura a cobertura do território continental.
CP – Comboios de Portugal
Consulte as condições de transporte de bicicletas nos comboios em:
ASSISTÊNCIA MÉDICA
Se necessitar de assistência médica, aconselha-se que recorra ao Centro de Saúde local, pois os serviços de urgência dos Hospitais apenas devem ser utilizados em situações graves:
Centro Hospitalar Baixo Vouga - Aveiro : (+351) 234 378 300
Centro Hospitalar e Universitário Coimbra: (+351) 239 400 400
Centro Hospitalar Tondela – Viseu: (+351) 232 420 500
Hospital Distrital da Guarda: (+351) 271 200 200
Hospital Pêro da Covilhã: (+351) 275 330 000
Hospital Amato Lusitano: (+351) 272 000 272
Hospital de Santo André – Centro Hospitalar de Leiria: (+351) 244 817 000

DE AVIÃO
A região é acessível pelos aeroportos de Lisboa ou de Faro.
Aeroporto de Lisboa:
Tel.: +351 218 413 500 (Geral)
Aeroporto de Faro:
Tel.: +351 289 800 800 (Geral)
Tel.: +351 289 800 801 (Informações sobre voos até às 24H)
Tel.: +351 289 800 617 (Informações sobre voos depois das 24H)
Se transporta a sua bicicleta é aconselhável contactar a companhia aérea antes de viajar. Dessa forma, ficará a saber os custos, limites, procedimentos e documentos necessários para um embarque sem contratempos. No Aeroporto de Faro, existem já 3 áreas dotadas com equipamentos para montagem e desmontagem de bicicletas (1 na área pública de check-in e 2 na sala de recolha de bagagens).
 
POR ESTRADA
Sendo uma região muito extensa, o Alentejo usufrui de boas ligações internas com outras regiões portuguesas, com as cidades de Lisboa e Faro e com Espanha, país com o qual faz fronteira. A sua ampla rede viária é eficaz para viagens de autocarro ou em viaturas alugadas.
 
DE AUTOCARRO
A partir de Lisboa ou do Algarve existem várias ligações diárias e confortáveis para muitas das principais localidades da região, disponibilizadas pela Rede Expressos.
 
DE COMBOIO
O transporte ferroviário é outra das alternativas para quem pretende visitar a região, disponibilizando a CP – Comboios de Portugal uma vasta rede de comboios que assegura a cobertura do território continental.
Consulte as condições de transporte de bicicletas nos comboios em:
ASSISTÊNCIA MÉDICA
Se necessitar de assistência médica recorra ao Centro de Saúde local pois os serviços de urgência dos Hospitais devem ser utilizados apenas em situações graves:
Hospital José Joaquim Fernandes (Beja) +351 284 310 200 http://www.ulsba.min-saude.pt/2016/11/10/hospital-jose-joaquim-fernandes-2/
Hospital do Espírito Santo (Évora) +351 266 740 100 http://www.hevora.min-saude.pt/
Hospital de Santa Luzia (Elvas) +351 268 637 200 http://www.ulsna.min-saude.pt
Hospital Dr. José Maria Grande (Portalegre) +351 245 301 000 http://www.ulsna.min-saude.pt
Hospital do Litoral Alentejano (Santiago do Cacém) +351 269 818 100 http://www.ulsla.min-saude.pt/category/servicos/cuidados-de-saude-hospitalares/
Hospital Distrital de Santarém +351 243 300 200 http://www.hds.min-saude.pt/

DE AVIÃO
Diversas companhias aéreas nacionais garantem deslocações regulares, fazendo da região um ponto de escala privilegiado de partidas e chegadas.
Aeroporto de Faro:
Tel.: 289 800 800 (Geral)
Tel.: 289 800 801 (Informações sobre voos até às 24H)
Tel.: 289 800 617 (Informações sobre voos depois das 24H)
Se transporta a sua bicicleta é aconselhável contactar a companhia aérea antes de viajar. Dessa forma, ficará a saber os custos, limites, procedimentos e documentos necessários para um embarque sem contratempos. No Aeroporto de Faro, existem já 3 áreas dotadas com equipamentos para montagem e desmontagem de bicicletas (1 na área pública de check-in e 2 na sala de recolha de bagagens).
 
POR ESTRADA
Devido à sua localização periférica, o Algarve usufrui de boas ligações internas com outras cidades portuguesas e de uma ampla rede viária, eficaz para viagens de autocarro ou em viaturas alugadas. Saiba mais sobre o pagamento de portagens na Via do Infante aqui. http://www.visitalgarve.pt/pressroom.file.php?fileID=230&file=folheto_portagens_2017.pdf
 
DE COMBOIO
O transporte ferroviário é outra das alternativas para quem pretende visitar a região, disponibilizando a CP – Comboios de Portugal uma vasta rede de comboios que assegura a cobertura do território continental.
Consulte as condições de transporte de bicicletas nos comboios em:
ASSISTÊNCIA MÉDICA
Se necessitar de assistência médica recorra ao Centro de Saúde local pois os serviços de urgência dos Hospitais devem ser utilizados apenas em situações graves:
Hospital Distrital de Faro: (+351) 289 891 100 / (+351) 289 802 555 | http://www.hdfaro.min-saude.pt
Hospital Privado Santa Maria de Faro: (+351) 289 892 040 | http://www.hppfaro.pt/pt/
Hospital de Portimão: (+351) 282 450 300 | http://www.chbalgarvio.min-saude.pt
Hospital Particular do Algarve: (+351) 282 420 400 | http://www.hpalg.com/
Hospital de Lagos: (+351) 282 770 100 / (+351) 282 770 116 | http://www.chbalgarvio.min-saude.pt